Sertão International School – Port

Acreditamos que a escola cristã é uma ferramenta capaz de disseminar os valores cristãos e abrir portas à evangelização, alcançando, inclusive, famílias que dificilmente se interessariam por visitar uma igreja. Observamos que, em média, as crianças passam 30 horas por semana na escola (sem contar as atividades extracurriculares que podem acontecer na escola). Geralmente, se a criança frequentar uma igreja local ela recebe em torno de 2 horas de Escola Bíblica Dominical (EBD), uma vez por semana. Se seus pais não forem intencionais com o discipulado de seus filhos, isso pode significar que das 32 horas de educação que essa criança está recebendo, apenas 6% desse tempo é focado em verdades bíblicas.

Em uma pesquisa de 2015, a Associação Nacional de Evangélicos (Americana) descobriu que 63% dos cristãos aceitaram Jesus Cristo entre as idades de 4 e 14 anos. Essa pesquisa destaca o fato de que esses anos de formação é um momento importante para alcançar o coração das pessoas para Jesus.

Esta é apenas umas pesquisas que deram início ao movimento evangelístico chamado Janela 4/14, que busca conscientizar as igrejas sobre a importância do ministério infantil.

Ser referência em educação cristã bilíngue e ecológica que contribui para o desenvolvimento biopsicossocial e espiritual, capacitando os estudantes para que possam exercer a cidadania a partir de uma cosmovisão bíblica.

Desenvolver e formar crianças e jovens por meio de uma educação de excelência enraizada na cosmovisão bíblica para que elas possam influenciar o mundo ao seu redor.

Educação Integral: Acreditamos que a educação deve garantir o desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social, cultural e espiritual.

Responsabilidade socioambiental: Como mordomos da criação de Deus entendemos que temos responsabilidades para com o meio ambiente, visto que é nosso dever ensinar de forma prática e aplicada, garantindo que a criação seja cultivada e preservada.

Responsabilidade social: Temos o compromisso de através de uma educação integral inspirar nossos alunos a trabalhar em equipe e servir seus colegas de classe, família, comunidade e país, impulsionando-os a uma cidadania globalmente engajada até a idade adulta.

Cooperação com a família: Acreditamos e encorajamos os pais a serem participantes ativos na educação das crianças. Colaborando para que sejam os principais condutores na formação biopsicossocial e espiritual através da instrução aos filhos.

Dedicação e Excelência: Cada atividade que será realizada deverá ser feita com inteira diligência e zelo, levando em consideração a Missão, os Valores e Visão da Instituição.

Valores e Princípios Bíblicos: Os fundamentos da nossa escola estão baseados na cosmovisão cristã. Sendo assim, o nosso ambiente, ensino e currículo são definidos a partir de valores e princípios bíblicos.

2022• 1. Estudo de viabilidade; 2. planejamento da escola; 3. instituição legal do projeto; 4. Montar equipe do conselho de projeto; 5. Arrecadar fundos para comprar terreno; 6. Comprar terreno; 7. Desenvolver o plano arquitetônico da escola; 8. Planos orçamentários para construção.

2023• 1. Arrecadação para construção da escola: salas de aula, laboratórios, quadra poliesportiva, área de permacultura e escritórios; 2. Construir a escola; 3. Recrutar funcionários e voluntários da escola para 2024; 4. Arrecadação de fundos para ferramentas escolares e apoio de funcionários.

2024• 1. Início dos programas extracurriculares e eventos de divulgação; 2. Início do treinamento da equipe.

2025• Lançamento do Programa de Educação Infantil.

2026• Lançamento do Programa de Ensino Fundamental.

2028• Lançamento do Programa de Ensino Médio.

Quixadá é um município do estado do Ceará, que fica na Região Nordeste do Brasil. Dados nacionais mostram que a região tem menos de um terço da população nacional (27,3%) e contribui com quase metade (47,9%) de toda a pobreza estimada no país (FECOP, 2020).

Quixadá é a maior cidade do Sertão Central, com população estimada em 2019 de 87.728 habitantes. Desde 1915, a região de Quixadá sofre com secas severas que têm contribuído para a pobreza na região e as migrações.

De acordo com o último censo feito em 2010, aproximadamente 84% da população de Quixadá se auto-identifica como católica romana e apenas 11% se auto-identifica como evangélica (IBGE, 2010).

Temos nos interessado pelo paralelo que vemos entre esta região do Brasil e regiões de maioria muçulmana, como o Norte da África e o Oriente Médio. Observamos que todas essas regiões enfrentam seca, religiosidade, pobreza, falta de acesso à educação cristã e apresentam comportamentos culturais semelhantes.

Nossa teoria é que, se trouxermos soluções práticas que abordem esses desafios, poderemos finalmente ver o cristianismo se enraizando e prosperando naquelas regiões que desejamos tão desesperadamente alcançar para Cristo. Quixadá, Brasil é o local escolhido para nosso projeto piloto porque apresenta os desafios citados acima, e, para além disso, temos uma vantagem que é a fluência em português.


O que é o Sertão?

No Brasil, refere-se a uma das quatro sub-regiões da Região Nordeste do Brasil. O Sertão caracteriza-se por seus longos períodos de seca.

1-Murilo_01

Murilo Maciel

Presidente

Victoria_1

Victoria Ney Maciel

Vice Presidente

20220423-127

Pamela Maria da Cunha Farias Barros

1ª Secretária

20220423-124

Willame Darly Barros

1º Tesoureiro

20220423-108

Ana Célia Araújo de Souza Jehnen

2ª Secretária

20220423-112

Frank Helmut Jehnen

2º Tesoureiro

20220423-118

Steven Lee Burkhalter

Conselheiro Titular

20220423-116

Angela Harvey Burkhalter

Conselheiro Suplente

20220423-113

Ana Jawes de Morais Oliveira

Conselheiro Titular

20220423-106

Francinilo Leitão Ferreira

Conselheiro Suplente

20220423-52

Alessandro Chaves Araújo

Conselheiro Titular

20220423-54

Glaudineide Ferreira da Silva Araújo

Conselheiro Suplente